quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bigodes por uma boa causa – MOVEMBER

Você conhece o Movember?




Pense na soma de palavras: moustache (ou mo, bigode, em inglês) + november (novembro). Aparentemente não diz nada, mas este acessório masculino de beleza chega a este proximo mês com um significado especial. 

Durante 30 dias, os homens raspam toda a barba e cultivam só o bigode como um outdoor do movimento.





Desde o início do projeto, que começou em 2003 na Austrália, o look foi adotado por 1 milhão de homens em 10 países, e U$174 milhões foram arrecadados em festas e eventos. Tudo destinado para pesquisas sobre o câncer de próstata e programas de saúde dos países participantes. No Movember.com é possível fazer doações, ver dicas para cuidar dos pelos e entrar para a galeria de Mo Bros que apoiam a ideia. O Brasil ainda não faz parte da lista, mas para incentivar novos bigodudos nacionais Adam Garone, CEO e co-fundador do projeto, conta como o projeto funciona.

Qual é o perfil do homem que participa do Movember? É um gentlemen contemporâneo que cuida de sua saúde e ajuda na mudança de comportamento do homem. Ele ostenta um bigode glorioso ao logo de novembro e se torna um cartaz ambulante incitando conversas sobre o câncer de próstata para quebrar estigmas e incentivar os homens a fazer o exame preventivo anualmente.

Como tem sido a recepção dos homens? Desde que começamos, como uma brincadeira ao redor de uma mesa de bar, a ideia se espalhou. A campanha já tem núcleos na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, Irlanda e África do Sul. Só em 2010, ganhamos 450 mil parceiros que ajudaram a arrecadar U$ 81 milhões para pesquisas.

Qual é o retorno que se percebe entre o público? A saúde preventiva é algo que parece não estar no radar da maioria dos homens e essa é a questão que nosso programa quer mudar. Aos poucos conseguimos mudanças efetivas, abrimos discussões sobre o assunto e quebramos barreiras. Queremos que eles tornem-se responsáveis por sua saúde, entendam seu corpo e que a partir daí possam até mesmo orientar outras pessoas. Com um simples bigode podemos mudar literalmente a cara do homem e a cara da saúde masculina.



 No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida (instituição que e implanta ações voltadas ao campo da humanização da saúde e da atenção integral ao cidadão), com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, promovem a página Um Toque, Um Drible. A ideia se popularizou nas redes sociais com a utilização da hashtag #movember. 

A próstata

A próstata é uma glândula que só os homens possuem. Localizada abaixo do abdômen, é um órgão muito pequeno, que tem a forma de maçã e se situa logo embaixo da bexiga e à frente do reto. A glândula envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides liberados durante o ato sexual, e por isso é fortemente relacionada à fertilidade masculina. A consistência da próstata é firme e homogênea ao toque. Quando há a presença de câncer, torna-se endurecida. 

Geralmente, o câncer de próstata não tem sintomas na fase inicial. Alguns pacientes podem nunca desenvolver algum. Por isso, é fundamental que o homem faça o check up. Os exames de rastreamento incluem o toque retal (indicado para homens com mais de 50 anos, é um procedimento simples e praticamente indolor) e a dosagem doPSA (antígeno prostático específico). Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados a urgência em urinar ou dificuldade no esvaziamento na bexiga, o que leva a levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro. 

Prevenção 

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física de três a cinco vezes por semana, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. 


A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade podem aumentar significativamente após os 50 anos.

No mundo, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre os homens. O de pulmão é o primeiro.; Em homens de meia idade, o câncer de próstata é o mais comum na maioria dos países ocidentais. Cerca de 30% deles enfrentará algum problema com a neoplasia.; As chances de desenvolver câncer de próstata aumentam em até 10 vezes se já houve caso na família (pai ou irmão).; No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele não-melanoma.; Cerca de 500 mil brasileiros poderão enfrentar a doença nos próximos 10 anos.; Um em cada quatro brasileiros a partir dos 50 anos poderá sofrer algum problema na próstata. Na faixa dos 80 anos, a incidência sobe para 50%.; A importância dos exames preventivos. Entre 80% e 85% dos homens que descobrem o câncer de próstata nos exames preventivos de rotina (toque retal ou PSA) a partir dos 45 anos se cura da doença.







Nenhum comentário:

Postar um comentário